sábado, 30 de janeiro de 2016

SSN (SOCIAL SECURITY CARD)

Olá, :D
Notei que eu ainda nāo havia feito um post exclusivo sobre esse assunto tāo polêmico: O social security card.
O Social Security é um documento nacional e é nosso numero de identificaçāo aqui nos EUA. Diferentemente do que algumas pessoas pensam, é de extrema utilidade. Pra ter uma vida normal aqui PRECISAMOS dele, nāo tem pra onde fugir.
Apesar de ser um documento nacional, várias Kazetes encontram muita dificuldade na hora de fazer o SSN, principalmente quando envolve a questão: ALTERAR o nome pra casada.
O que acontece é que realmente alguns funcionários não sabem como proceder nesse caso, e por conta disso acaba dificultando nossa vida. 
Primeiramente pra solicitar o card, você deve procurar pelo Social Security Office mais proximo de voce, e levar: marriage certificate (original e com "selo" - uma espécie de carimbo em alto relevo), passaporte e o formulário I-94*. Existe um formulário do SSN, mas eu optei em preencher lá na hora com o funcionário que me atendeu. Foi bem melhor, pois existem varias perguntas que não precisamos responder.
Minha maior preocupação era a mudança do meu nome, pois minha marriage certificate tem o nome de solteira, e eu ainda não havia aplicado para o AOS (EU resolvi esperar o SSN ficar pronto pra aplicar. Mas isso foi uma decisão minha), porem o rapaz que me atendeu foi ótimo e disse que COM CERTEZA eu poderia ja fazer minha mudança de nome. Ele só precisaria enviar meus documentos para o DHS pra que eles autorizassem, ja que sou imigrante. O prazo que me deram foi de 4 semanas, mas recebi meu card com nome novo em 14 dias! :D
Então, fica a dica, se vocês tentarem mudar o nome no SSN e o funcionário disser que não pode, TENTEM novamente em outro office ou outro dia com outro funcionário, pois se o funcionário que me atendeu conseguiu, é claro que qualquer outro funcionário que trabalha e usa o mesmo sistema dele, conseguirá.



13 comentários:

  1. Meu Deus! Muito valido esse post! Euzinha, acostumada com os costumes brasileiros, fiquei toda perdida quando não mudei meu nome logo depois de casar, com o juiz de paz mesmo. Surgiram mil perguntas e é obvio que nem o meu marido sabia responder... Ele nunca tinha casado nem mudado de nome AHAHAHAHAH!
    Minha primeira tentativa foi frustrada e a mulher me disse para "falar com a imigração" sobre isso. Fiquei meio puta da cara, ja que tinha lido que era sim direito nosso. Fui no dia seguinte em outro escritório e a mulher nem pestanejou. Otimo lidar com gente que entende o que faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Marcella!
      O bom é a gente fazer exatamente isso e ir outra vez. Não existe um funcionário conseguir emitir um documento NACIONAL e outro funcionario (mesmo de outro estado) nao conseguir.
      Eu também adorei o rapaz que me atendeu. Ele realmente entendia o que ele estava fazendo!

      Excluir
  2. Ola Thiala!

    Fico feliz que seu processo esteja ao que parece finalizado e deu tudo certo. Ja estou aqui nos EUA e tenho uma duvida quanto ao seu Time Line, no dia 26/01/16 voce recebeu o combo card o que vem a ser isso? ja e o Green Card mesmo, estou para realizar a mudanca do meu status no inicio do proximo mes e estou ansioso pra saber o prazo para receber o green card e pelo que parece o seu demorou cerca de tres meses devido uma pendencia na documentacao. Aproveitando, a documentacao que AOS solicita pede uma xerox do SSN ou so o numero? Eu sei que o numero do SSN ja vou ter no momento que eu fizer a solicitacao. Desde ja agradeco muito, voce tem feito um otimo trabalho com seu blog meus parabens a voce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miquéias! Obrigada :D
      O combo card é a work permit e advance Parole. O greencard ainda nao chegou!
      O SSN nao é necessário pro AOS. EU que quis preencher o formulário com o número do meu, sendo assim eu enviei uma copia do meu ssn.

      Excluir
  3. Olá Thiala. Esse ssn é uma dor de cabeça. Fui com meu marido para fazer o ssn e o homem que me atendeu era louco da cabeça. Fez meu ssn com nome de solteira e deu um papel pro meu marido com um endereço de um lugar. Ele disse que esse lugar é que muda meu nome. Quando nós chegamos lá , era um lugar pra fazer certidão de morte e de nascimento... Tipo nada haver. Estou chateada porque ele não mudou meu nome e nao sei que fazer.. Será que eu devo esperar o cartão chegar e devolver falando que tá errado? Por favor você sabe o que posso fazer nesse caso. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Tay! Agora você só pode alterar seu nome quando sua work permit chegar. A gente reclama do Brasil mas o que mais tem aqui é gente que nao entende de burocracias!!

      Excluir
  4. É verdade..rsrs. Muito obrigada Thiala.

    ResponderExcluir
  5. Poxa Thiala não consegui meu ssn.O cara não sabia como fazer e disse pra eu voltar só quando tiver o green card acredita?:O fiquei chateada da vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, Joelma! Mas acredito sim. A MAIORIA deles NÃO entendem as normas. Por isso que tem que ir outras vezes no Office até achar alguém que entenda o próprio trabalho.

      Excluir
  6. Acho que vou tentar de novo qualquer dia desses: ) uma esperança ainda né kkk.Obrigada Thiala 😃

    ResponderExcluir
  7. Oi Thiala, bom dia.

    Eu estou aplicando pro K1 mas já tenho o SSN desde 2012 devido a um intercâmbio que fiz em 2012. É obrigatório a mudança do nome ou opcional como é no Brasil?
    Se sim, preciso mudar o nome que consta no meu SSN?

    ResponderExcluir
  8. Thiala,bom dia .
    Tenho o visto k1 e quando cheguei nos Estados unidos já pedi o meu SSN,mas agora me casei ,voce sabe qual o procedimento para alterar o nome para o de casada ?
    Fomos tentar a troca e o funcionário que nos atendeu parecia nao saber o que falava .
    Obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ir no Escritório deles mil vezes ate eles resolverem fazer do jeito correto OU preencher seus formulários com o nome que vc quer ter e depois voltar la no escritório com seu green card, pedindo pra eles alterarem seu nome.

      Excluir